Monday, October 1, 2012

Gaultier presents Pop Icons Convention

Não costumo falar muito de moda feminina por estes lados a não ser na página de facebook do blog, mas acho que desta vez vale a pena. Jean Paul Gaultier é um designer pelo qual eu anseio fervorosamente em qualquer semana da moda. Ele abraça o risco, tem sempre um conceito e consegue surpreender-me todas as vezes, chega a ser impressionante! Lembro-me assim recentemente do tributo à Amy Winehouse transposto no estilo de uma colecção feminina ou até a inspiração cinematográfica do 007 para um desfile masculino. 
Desta vez Jean Paul Gaultier deu 200% na Paris Fashion Week ao apresentar uma colecção ready-to-wear Spring/Summer 2013 que consistiu numa autêntica e divertida homenagem aos enérgicos anos 80 e aos seus principais ícones.



Annie Lennox is that you? Grace Jones is that you? Madonna is that you? Shirley Manson is that you? Pois não eram mas podiam ser porque as semelhanças físicas foram propositadas e muito bem conseguidas. As propostas da paleta noir foram as que mais me agradaram sendo que não houve nada que me impressionasse por aí além.


David Bowie? Menina dos ABBA? Boy George? Michael Jackson??? Pois... as referências são mais que evidentes e o desfile do Jean Paul Gaultier tornou-se praticamente num espectáculo de tributo a grandes ícones da música ao género de Las Vegas. Penso que foi aí que o designer francês pecou... ao deixar o conceito absorver as criações, tornando assim propostas de moda em disfarces de carnaval/halloween. As peças apresentadas são praticamente recriações daquilo que os artistas usavam apenas com um toque de modernismo. Há peças interessantes, isso há e se nos abstrairmos das caras/maquilhagens/cabelos as propostas têm uma outra vida. Ainda assim, gostei pelo lado do entretenimento mas faltou uma subtileza e uma coesão maior na colecção.

2 comments:

Style by Bruno said...

Adoro a personificação dessas personagens de forma tão literal mas mantendo a elegancia

Anonymous said...

Não é a Shirley Manson, é a Mylène Farmer ;)