O Absolut Elyx Magazine desta semana leva-nos a visitar o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa. É um dos meus museus e locais preferidos para visitar, no centro da Baixa Pombalina, mais precisamente na Rua Augusta. O acervo e o espólio permanente da Colecção Francisco Capelo é um dos highlights artistico-contemporâneos que temos em Portugal e para os interessados na área do design no geral é um espaço com uma multiplicidade de linguagens incrível. O espaço interior em si tem um ambiente quase underground, tudo em cimento como se estivesse em construção ainda, o que transpõe uma modernidade singular ao Museu.
De certa forma eu interpreto essa estética 'em construção' como se fosse a área neutra, que não necessita de design interior. Dessa forma, todas as peças sobressaem e não são absorvidas pelas paredes e por um possível conceptualismo espacial.
Vejam o vídeo com a reportagem onde podem conhecer mais sobre o espaço e ver aquilo que vos estou a dizer assim como a conhecer as exposições, pelas palavras da Directora do MUDE, Bárbara Coutinho. Eu enquanto estive na SIC a trabalhar como jornalista tive a oportunidade de entrevistar a Bárbara algumas vezes e para além de ser uma pessoa com uma paixão incrível pelo Museu é também uma conhecedora excepcional de design contemporâneo e por isso é um gosto ouvi-la falar!
No comments:
Post a Comment