Saturday, October 19, 2013

Felipe Oliveira Baptista no MUDE


Um dos meus designers portugueses preferidos é Felipe Oliveira Baptista. O actual director criativo da Lacoste foi sempre um visionário e apresentou colecções vanguardistas e interessantes desde que começou a sua carreira. Os seus conceitos não anulam as criações e os designs primam pela sublimação do luxo de alta-costura. Por estas e muitas outras razões fiquei bastante feliz por ter sido convidado para a apresentação de imprensa da exposição do criador (com a presença do mesmo), acolhida pelo MUDE.


ONDE? RUA AUGUSTA, MUDE, PISO 3
O QUÊ? EXPOSIÇÃO FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA
QUANTO? GRATUITO
QUANDO? ATÉ FEVEREIRO DE 2014, DE 3ª A DOMINGO


A convite do Museu do Design e da Moda, Felipe Oliveira Baptista reuniu um acervo constituído por diversas propostas apresentadas desde que fundou a sua marca homónima em 2003. A exposição foi concebida como uma instalação que permite mergulhar no universo criativo do designer.
Não há qualquer vínculo cronológico na organização do espaço, permitindo uma leitura muito mais aberta da obra multidisciplinar de Felipe Oliveira Baptista. Por isso mesmo, também o espaço tem um papel fundamental na compreensão da exposição. A cenografia foi concebida por Alexandre de Betak (do Bureau Betak) e tem uma configuração multifacetada de acordo com os vários núcleos criados. A galeria não tem um trajecto pré-definido, pelo contrário, a existência de espelhos e luzes angulares traduzem uma liberdade lapidada pela nossa vontade de vaguear e descobrir o universo cénico construído. Acima de tudo o design expositivo transmite o lado performativo e metamórfico da moda de Felipe Oliveira Baptista.


Como já referi acima, a exposição é constituída por núcleos que evidenciam alguns cânones pelos quais o designer açoreano tem pautado o seu trabalho. São eles: 
  • protecção (com capotes por exemplo, que me fizeram lembrar o guarda-roupa dos Volturi) 
  • novos uniformes e roupa de trabalho (dando uma nova interpretação mais sofisticada às peças standardizadas)
  • revisitando os clássicos (como o intemporal little black dress)
  • geometrias variáveis (com peças mais conceptuais, onde se brinca com a proporção, os ângulos e as dimensões)
  • tecnologia vs. natureza (dois conceitos absorvidos no processo criativo, a inspiração tanto pode vir de um Lamborghini como de borboletas ou fósseis e depois incorporados em diferentes peças)

É assim que se estabelece a identidade ímpar e singular de Felipe Oliveira Baptista, até que tudo converge na instalação central desta exposição: um cérebro tecnológico feito com cerca de 80 ecrãs Samsung. Eu fiquei completamente fascinado com este 'espelho da mente' que, tal como o nome indica, reflecte o processo criativo das colecções e o imaginário do criador. Desde desenhos, moodboards, fotografias, anotações, editoriais e desfiles, tudo se centra neste universo de fios, cabos, ecrãs, todos entrelaçados entre si.


Recomendo vivamente esta exposição, não só para quem gosta de moda, mas para o público no geral, que aprecia arte, porque toda a sensibilidade criativa de Felipe Oliveira Baptista é aqui depurada nesta selecção, envolvida por um imaginativo trabalho arquitectónico. 


Todas as fotografias foram tiradas por mim, espero que gostem. Tentei captar elementos gráficos, conceptuais e minimalistas que definem a estética evolutiva de Felipe Oliveira Baptista. Se usarem alguma fotografia, não se esqueçam de dar créditos e podem ver na página de facebook do blog a totalidade das fotografias, basta clicar aqui.

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns pelo Blogue!
Vim aqui parar na busca do "F.O.B."
Esta exposição é para se visitar e voltar de novo, pelo menos 2x!!!
Uma expo ao nível das que se fazem nesta área em todo o mundo, arriscaria, MELHOR que a maioria.
PARABÉNS a Portugal, pois, mesmo que o Filipe tenha tido que ir para o estrangeiro para estudar e trabalhar e tenha sido lá que ganhou notoriedade, porque poucos o conheciam por estas bandas há cerca de 10 anos, mas o homem é Português!
Que alguém pegue nesta expo e a leve pelos 4 cantos...
Abraço e boa continuação!
MMoreira