Monday, December 31, 2012

My 2012 Retrospective - fashion issue

Vá agora chegou a vez de falarmos de moda... ihih. Eu sei que muitos de vocês estavam mortinhos por saber estas minhas escolhas, vá eu sei que nunca sou consensual no entanto eu cá tenho as minhas razões e no que diz respeito a moda é como iogurtes, vocês podem gostar de aroma de morango enquanto eu prefiro de pedaços de pêssego e ali os vizinhos adoram os líquidos de frutos do bosque. Sem mais demoras, vamos lá passar aos troféus!

BEST RED CARPET LOOK
Angelina Jolie @ Oscars

Esta é A MULHER, a verdadeira Queen de qualquer red carpet. Se a Angie vai aparecer então qualquer uma está, à partida, aniquilada. Temos de admitir os factos minha gente! Bom, no início do ano a Angelina Jolie aparece em todo o seu esplendor para a cerimónia dos Oscars num vestido Versace. Quem me conhece sabe que só a escolha da marca do vestido já era de nota A+. Mas caaaalllma porque mal sabia a Jolie que o seu vestido preto com uma racha vertiginosa era a escolha mais épica do ano. E eis que ao posar para os fotógrafos ela revela a sua perna flawless e a imagem torna-se tão icónica que durante meses a fio foi motivo de brincadeira em todo o lado. Who cares? Angelina slayed lives with this dress while your faves cried oceans of tears because they'll never beat this legendary look. A este momento magnânimo e amazing seguiu-se uma trend de rachas que só ver. Todas as fofas e lindas deste planeta decidiram usar rachas a torto e a direito... a perninha de fora também foi recorrente, convenhamos que nem uma única o fez tão bem como a Angie. Isto ainda deu boa discussão na página de facebook aqui do blog, mas embora a mulher do Brad Pitt não tenha inventado a racha, a verdade é que foi uma trendsetter e por isso faça-se uma vénia. WERK IT GURL!



BEST FEMALE MODEL
Cara Delevingne

Já sei que me vão achar previsível e biased mas I don't care. A Cara foi sem dúvida a modelo do ano, que gostem ou não. Para além de inúmeras capas de fashion magazines, a manequim britânica desfilou em praticamente todos os major fashion shows das seasons todas, fez campanhas como a da Chanel, da Blumarine, da Burberry e da DKNY, estreou-se no Victoria's Secret Fashion Show, é a cara da linha PINK da VS, entrou no filme "Anna Karenina" com uma pequena participação, ficou amiga da Rihanna, da Rita Ora, do Harry Styles e da Cassie com quem saiu à noite... preciso mesmo de continuar a lista? Ok, pronto se exigem mais umas razões eu dou: tornou-se a princesa do streetstyle, a it model do momento, é vê-la em tudo o que é tumblr e páginas de facebook, foi cara da ZARA, a musa da última colecção da DSquared, faz imensas funny faces. Agora já chega! Eu sei que corro o risco de me chamarem fanático mas não podia deixar de dar este troféu à Cara Delevingne por ser tão effortlessly cool. Luv ya, gurl!



BEST MALE MODEL
Sean O'Pry

Sim, eu sei que isto mais parece um fansite do Sean O'Pry e tudo o que ele faz eu notifico mas tem mesmo de ser. I can't help myself. Basicamente o Sean é a entidade suprema deste mundo e por isso merece ter este título... para além disso, ele continua a ser o modelo #1 do mundo e tem feito campanhas, editoriais, capas e desfiles sempre da forma mais sublime possível. Resumindo e concluindo, Mr. O'Pry is the definition of flawlessness. Juro que não estou a hiperbolizar... já viram bem a campanha da Salvatore Ferragamo, da Hugo Boss, da Calvin Klein e da Armani Jeans? As capas da DSection, da Glow, da Vogue, da L'Officiel Hommes? E não nos podemos esquecer da aparição orgásmica no vídeo "Girl Gone Wild" da Madonna! That's why your faves can't and my fave can! Bjs.



BEST COLLECTION
Burberry Prorsum Spring/Summer 2013

Realmente o Christopher Bailey conseguiu-me surpreender com as propostas da colecção de Primavera da Burberry Prorsum. Sempre foi uma das minhas marcas preferidas e tenho de me ajoelhar perante tal genialidade. Os metálicos completaram a minha vida e eu sei que as coisas vão ser um balúrdio mas terei que ter uma peça desta colecção. Uma camisa, vá... se bem que o meu sonho era mesmo o trench blue ou pink. Esta colecção elevou a fasquia a todos os níveis e embora eu não gostasse muito das chinelas, todo o classicismo com um twist moderno me deixou verdadeiramente apaixonado. My soul is slayed and honestly this was the best collection of the year. Tenho no entanto que fazer uma menção honrosa à colecção de Inverno da Versace que também estava de chorar por mais.



BEST DESIGNER
Donatella Versace

Eu amo-a. Amo a Donatella e não consigo evitar. Acho-a espectacular, tem um sentido estético para lá de perfeito e sabe sempre como jogar com conceitos, tendências e tecidos. Este ano foi sem dúvida um ano em que a Versace atingiu o cume do magnífico e tudo graças à visão desta mulher que tem um verdadeiro império para gerir. Desde um Resort Versace na Austrália, uma colecção mobília e decoração de interiores da Versace, colecções masculinas e femininas e ainda couture, também eyewear, watches, joalharia, acessórios e jogos!!!! Sim jogos de mesa, leram bem. Paralelamente tem a linha Versus e é a capataz por detrás das campanhas dando as directrizes e fazendo tudo à sua maneira. Este ano ainda deu tempo para a flawless Donatella ser BFF da Lady GaGa e abrir uma loja no Soho em NYC. Tenho de sublinhar que a colecção de Inverno de mulher com os veludos e as cruzes foi o que de melhor vi nos últimos anos e as propostas de homem são to die for... os leathers, os dourados, o tacky-factor, a subversão, o jogo de cores, a exuberância mergulhada em estilo e bom senso. I swear, I love Donatella so much I would marry her if she wanted to. #AmenDonatella



BIGGEST FASHION-WTF?
Prada Spring/Summer 2013

Olhem se querem que vos diga nem sei por onde começar. Depois de uma colecção de Inverno boa e coesa, a Miuccia Prada decidiu ter um desvaire e provavelmente deve ter batido com a cabeça numa caixa de DVDs com as temporadas do Star Trek porque essa foi a única referência que me veio à cabeça quando vi a colecção S/S 2013. WTF was she thinking? Bem eu não sei se começo pelo chanato imundo com meia ou se vá ao enjoo dos cortes e das cores utilizadas. A sério, parecem uniformes da série Star Trek. Fiquei desapontado pois claro e espero bem que ela se recomponha, faça uma terapia de originalidade e frescura porque S/S Prada não me convenceu em rigorosamente nada. Ok posso estar a ser demasiado harsh mas custa-me a crer que uma das minhas marcas predilectas tenha feito isto, principalmente quando eu estava à espera de algo magnânimo e pujante. Neste caso, less não foi definitivamente more.

No comments: