Thursday, May 9, 2013

Absolut Elyx dá a conhecer a arte de João Pedro Vale


Esta semana o Absolut Elyx Magazine apresenta-nos a arte de João Pedro Vale. O artista plástico nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha, e cursou Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Para complementar a formação fez ainda um curso avançado de Artes Visuais.
Desde 1999 que João Pedro Vale expõe quer nacional, quer internacionalmente, e as suas obras fazem parte de diversas colecções particulares mas também públicas, como por exemplo no Museu Tate (em Londres), na Fundação de Serralves, no Museu do Chiado e até na Fundação Calouste Gulbenkian.

Embora se tivesse licenciado em escultura, o trabalho do artista plástico transcende essa área e cruza-a com fotografia, filme e performance. Agora, João Pedro Vale em colaboração com Nuno Alexandre Ferreira dão a conhecer o seu mais recente projecto na Galeria Carpe Diem, em Lisboa. O trabalho chama-se "Werther Effect".


O projecto tem como ponto de partida o livro de Goethe “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e está intimamente ligado ao suicídio. “Werther Effect” foi precisamente o nome dado ao fenómeno de imitação de suicídios de pessoas famosas e refere-se ao facto de, após da publicação do livro, ter existido uma vaga de suicídios encenados a partir da morte do protagonista.


A ideia da exposição é muito gira porque primeiro passamos por vários cenários e objectos dos quais absorvemos ideias e percepções, depois visionamos um filme que nos vai fazer olhar de maneira diferente para os espaços pelos quais passámos anteriormente.
Para ficarem a conhecer mais sobre o artista João Pedro Vale podem visitar o site - www.joaopedrovale.com.

No comments: