Friday, March 23, 2012

Let the Hunger Games begin...


Há algum tempo que não falo de cinema, mas não queria deixar isto por dizer. Fui à estreia do filme "The Hunger Games" e adorei... muitos de vocês podem começar a julgar que é um tipo de saga Twilight e a descredibilizar porque tem miúdos e não sei quê. Uma coisa vos garanto, este filme é tudo menos teen. Esta trilogia cativou-me principalmente porque não é uma história linear e há muito que se pode ler nas entrelinhas e adaptar aos dias de hoje. Um filme absolutamente alegórico onde tudo é pensado para representar e ironizar o mundo em que vivemos. Apesar de ser um pouco confuso em termos espacio-temporais (tanto parece que estamos no século XIX como de repente já aparece uma nave espacial, penso que para dar alguma intemporalidade à película), a trama tem tanto de sádico como de viciante.
Vemos uma sociedade, eu diria, pós-apocalíptica que está sob uma tirania e divide-se em 12 distritos (creio que de acordo com a classe social). As pessoas têm um gosto visceral e grotesco por um suposto jogo de vida e morte que é ao mesmo tempo um programa televisivo transmitido para toda a nação. O voyerismo enraizado neste regime acompanha com naturalidade e entusiasmo um grupo de jovens entre os 12 e os 18 anos a assassinarem-se violentamente em nome da sobrevivência. A manipulação televisiva e a influência social exercida tanto pelo poder executivo como pelo suposto entretenimento são ângulos de análise fortíssimos, principalmente para mim que estudei Comunicação Social e Cultural e vejo nestas simbologias uma forma de interpretar o mundo. Presente encontra-se também a ideia de um Deus ex machina que tudo controla e que joga com peões para satisfazer o insaciável gozo de um público que engole um "produto" de forma passiva e acrítica (teoria hipodérmica que pressupõe uma sociedade de massas onde cada indivíduo é um átomo isolado atingido directamente pelas ordens e sugestões dos meios de comunicação de massa). Recomendo o filme e se já o viram, partilhem comigo as vossas visões!

(Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth by Sam Jones for Vanity Fair)

8 comments:

Unknown said...

Eu também fui hoje à estreia e adorei o filme. Pela pesquisa que fiz a história passa-se após a destruição da América do Norte, formando uma nova nação: Panem (que é dirigida por uma poderosa cidade - o Capitólio) e os 12 distritos existentes são tratados a baixo de cão. Engane-se quem pensa que isto é mais um filme género Twilight. Mal posso esperar para ver os restantes! Beijinho Zé.

The Pink Elephant Shoe said...

Vou hoje à noite ver o filme e estou bastante curiosa. Parece um filme bastante inteligente. Um beijinho Zé, bom fim de semana para ti :)

Tiago Miguel Andrade said...

Vi agora o trailer e ao ler a tua observação fiquei curioso!
Vou vê-lo de certeza, obrigado pela dica!
John Bass

Unknown said...

hmm... tou a ver que não posso perder este!!!

Dahliaw said...

Vou vê-lo segunda e estou completamente ansiosa. Já o divulguei por toda a parte!

Saltos de Cristal said...

Estou desejosa de ir ver o filme.

Inês Craveiro Ferro said...

quando quiseres ir vê-lo novamente, leva-me!

Vítor M. said...

Ontem fui ver ao cinema, por isso só agora comento a tua publicação!
Eu gostei imenso so filme, qualquer comparação com a 'Saga Twilight' é um puro erro, na minha opinião.

Follow us too on http://ourworldourstyle.blogspot.pt/

Vítor Marques