Tuesday, December 16, 2014

Best songs of 2014

Desde que decidi abraçar uma nova aventura profissional, um novo país e um novo estilo de vida que infelizmente deixei para trás algo que tanto gosto me deu fazer durante anos a fio: o meu blog. Não o esqueci e abracei também uma nova plataforma de fazer blogging: o facebook, publicando quase diariamente na página que criei para o mesmo. Eu sei que não é igual, mas foi a forma que encontrei para me manter em contacto com grande parte dos leitores que sempre me acompanharam e também alcançar uns quantos novos.

Chega o final do ano e eu, com uma meia dúzia de days off, ganhei algum tempo livre e decidi fazer uma série de posts com o balanço do que mais gostei culturalmente durante o ano que agora termina. Assim mato saudades e reactivo aqui o meu 2XN1. :)

Para mim o ano de 2014 foi um ano de mudança e transição e por isso a música teve um papel ainda mais importante para mim do que o habitual. Viajei por sítios aos quais nunca tinha pensado ir e a banda sonora que me acompanhou foi determinante para gerar memórias inesquecíveis. Decidi então fazer um top 10 dos singles mais lacrantes deste ano.

10. Nick Jonas 'Jealous'
O vídeo é um bocado fraco e sinceramente estraga a sexyness da música, mas o Nick Jonas veio com tudo este ano e fez um álbum espetacular. Adoro esta música, mas gosto principalmente do remix que ele fez com a cantora Tinashe (ouvir aqui). HAWT!!!


9. Jessie J 'Sweet Talker'
Não se pode bem considerar single, mas a Jessie J este ano esteve em grande com o lançamento de 'Bang Bang' do álbum 'Sweet Talker' e a title track, produzida pelo Diplo, é das minhas favoritas. Eu tenho pena porque ela tem imenso talento mas não passa de um flop e sejamos honestos 'Bang Bang' só teve sucesso porque tinha a presença da Ariana Grande e da Nicki Minaj. No entanto, o álbum é ótimo e 'Sweet Talker' na sua versão original (e não a acústica deste vídeo) é ainda melhor (ouvir aqui)!!! Beat lacrante cortesia do Diplo (só podia!!!).


8. Maroon 5 'Animals'
Os Maroon 5 são melhores a fazer singles do que álbuns e 'Animals' é sem dúvida uma das melhores músicas deste ano, muito viciante e sexy. O álbum 'V' pouco tem que se aproveite... talvez 1/3 é bom o resto é dispensável. Todavia, 'Animals' é um highlight e tem aquele pop-rock chiclete que nunca perde o sabor. Amo!


7. Nicki Minaj feat. Skylar Grey 'Bed Of Lies'
Meu Deus! Arrasadora, destruidora, lendária. A Nicki Minaj lançou agora no final do ano o seu tão aguardado álbum 'The Pinkprint' e superou quaisquer expectativas que eu podia ter. Ao longo do ano tem-nos vindo a presentear com singles maravilhosos como 'Pills N Potions', 'Anaconda' e 'Only'. O mais recente chama-se 'Bed Of Lies' é uma produção do Alex Da Kid (responsável pelo 'Love The Way You Lie' do Eminem com a Rihanna) e é uma música lindíssima. Ainda não tem vídeo mas aqui fica a performance sóbria mas épica com a Skylar Grey nos American Music Awards.


6. Beyonce feat. Nicki Minaj '***Flawless' (Remix)
A Beyonce o ano passado lançou assim de surpresa um álbum mas este ano fez uma reedição platinum com alguns remixes e faixas novas. '***Flawless' viu a esposa do Jay Z reunir-se com a Queen of Rap Nicki Minaj que escreveu um dos raps mais épicos deste ano. Amei muito!!! Eu não gosto da Bey e não queria muito que ela trabalhasse com a minha fave Nicki, mas assim não me importo nada. Foi esplêndido este dueto e temos que admitir que a performance ao vivo em Paris durante a tour da Beyonce foi lacradora e a Nicki slayou e deixou a Bey a um canto. She woke up like this.


5. Iggy Azalea feat. Charli XCX 'Fancy'
Este foi sem dúvida o ano em que a Iggy teve o grande jump da sua carreira. Com 'Fancy' a ser #1 worldwide, ela arrasou e o álbum 'The New Classic' foi um dos meus preferidos este ano. Conseguiu também ter o vídeo mais visto de 2014 no YouTube e temos de lhe dar os créditos porque a re-interpretação da série dos anos 90 'Clueless' está genial. Who dat who dat? I-G-G-Y!!!!!


4. The Kooks 'Bad Habit'
Os The Kooks foram de surra e lançaram 'Listen' assim de surpresa este ano. São a minha banda preferida e eu não podia deixar de venerar mais um body of work dos britânicos. Lacraram e destruíram o indie rock... não há ninguém que consiga atingir a qualidade deles. Sublimes. 'Bad Habit' foi um dos singles do álbum e nossa senhora que música mais sexy. Daqueles tunes rockish que dá para morder o lábio e andar em tronco nu de jeans a desfilar em frente ao espelho e imaginar que se está num anúncio da Calvin Klein. I couldn't love this more.


3. Nicki Minaj 'Anaconda'
Icónica. A Nicki Minaj a cada era torna-se ainda mais icónica. 'Anaconda' foi das músicas do ano sem margem para dúvidas. My Anaconda don't, my Anaconda don't, my Anaconda don't... Quem não cantou isto até à exaustão e ficou com o beat na cabeça durante dias inteiros? E não façam a linha 'I don't sing hits' porque sabem bem que cantaram e twerkaram ao som de 'Oh my gosh look at her butt!!!!!!". O vídeo é das coisas mais sexy dos últimos tempos, a coreografia nas cadeiras é lendária e icónica assim como a capa do single em que a Nicki mostrava que o seu ass é um património cultural a ser preservado para sempre. Amen!!!!


2. Ariana Grande feat. The Weeknd 'Love Me Harder'
2014 foi o ano em que a Ariana se estabeleceu como uma das divas pop. Com hit atrás de hit e um álbum em que deu a conhecer um som mais maduro e uma imagem mais sensual, sem saias rodadas com padrões florais, a Ariana Grande destruiu carreiras e lacrou o cu de muitas inimigas que não davam nada por ela. Agora é sexy ponytails, saltos altos, pernas à mostra, orelhinhas de gata para sensualizar o mundo. 'Love Me Harder' o mais recente single de 'My Everything' explodiu comigo, perfurou-me, deixou-me no chão. Adoro o beat flatline, os raspy vocals e a junção com a voz do The Weeknd. Enfim, não tenho mesmo palavras para a qualidade musical desta canção. Tenho a certeza que vai ser das minhas preferidas para sempre.


1. Taylor Swift 'Blank Space'
Ok temos de falar. Eu sei que vocês me conhecem como o hater #1 da Taylor Swift e da Beyonce e agora vêem-me a colocá-las no meu top 10 das melhores músicas do ano. Olhem, sabem que mais? Rendi-me. Não há volta a dar. A maior sonsa de todos os tempos deu um chuto no country e abriu as pernas ao pop. E não fez as coisas por menos, contratou logo Max Martin o maior produtor pop de todos os tempos para a ajudar a criar o novo álbum '1989'. Os dois singles retirados deste álbum foram directamente para #1 nos Estados Unidos e ela teve um dos álbuns mais vendidos dos últimos anos. Conquistando e dominando apenas. 'Blank Space' foi para mim destrutivo. Fiquei derrubado. Arrasado. Música do ano sem dúvida alguma. As lyrics são super inteligentes e sarcásticas... adoro os versos "Oh my God look at that face, you look like my next mistake", "Grab your passport and my hand, I can make the bad guys good for a weekend", "Darling I'm a nightmare dressed like a daydream". Enfim já para não falar que o vídeo... NOSSA!!!!!! Abafou. E a Taylor ainda teve a audácia de incluir o meu modelo preferido e ídolo Sean O'Pry. I mean... ela quer acabar comigo né?! Venerando.

1 comment:

Cátia Rodrigues said...

Adorei as escolhas Zé, saudades do cantinho!

THE PINK ELEPHANT SHOE